Sensibilização do clero sobre a Pastoral da Aids


Regional: Leste 1 Arquidiocese: Rio de Janeiro

Titulo da Atividade: Sensibilização do clero sobre a pastoral da aids

Data da realização: 12 de maio de 2011 Número de Participantes: 35

Local: Paróquia Imaculada Conceição – Vicariato Jacarepaguá

Número de pessoas atingidas: 35

Objetivo: Apresentar a Pastoral da Aids e mostrar as necessidades da implantação do trabalho da pastoral nas paróquias.

Descrição de como se desenvolveu a ação, que dificuldades foram encontradas, que encaminhamentos foram feitos, algum dado importante que a atividade revelou.

A acolhida foi feita pelo Monsenhor Jan Kaleta, Vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, que deu as boas vindas e me acolheu com muito carinho.

Participaram os representantes de todas as paróquias do Vicariato, num total de 19 paróquias. Foram apresentados o histórico da pastoral com as suas 4 instâncias:

- aspectos técnicos do HIV/Aids.

- o trabalho pastoral, perfil e espiritualidade do agente de pastoral

- incidência política – a importância do controle social com exemplos do que está acontecendo em Petrópolis

- diagnóstico precoce, a importância de saber sua sorologia.

Em seguida foram apresentadas as necessidades de se ter a pastoral implantada em todas as paróquias e também os desafios que poderão enfrentar.

Foram feitas várias perguntas e houve grande interesse de vários padres em ter esse trabalho implantado em suas paróquias. Foram também solicitados material informativo em maior quantidade mas garanti que numa capacitação para agentes de pastoral que fizermos neste Vicariato num futuro próximo, passaríamos todas as informações necessárias aos agentes de pastoral. As explicações serão muito mais detalhadas e direcionadas ao trabalho propriamente dito.

Constatamos ainda que nessas sensibilizações, um dos pontos muito importantes são os testemunhos que o agente de pastoral faz sobre o relacionamento com os soropositivos e suas famílias.

No final, foram muitos pontos positivos e com certeza conseguimos tocar os corações dos participantes sobre o amor que a pastoral tem pelos nossos irmãos excluídos e discriminados.

Responsável pelo relatório: Ana Carolina Data: 12/05/2011